terça-feira, 12 de outubro de 2010

O Desbastamento

Depois do estudo das considerações quanto ao material a ser utilizado e quanto ao objetivo a ser alcançado (uma lente esférica de forma côncava), inicia-se o desbastamento. Antes, verifica-se se tudo está limpo, colocando-se os recipientes de abrasivos a uma boa distancia para evitar sua mistura, uma vez que a mistura do grau dos abrasivos no processo pode causar arranhões profundos e danificar nosso trabalho.A priori efetua-se marcações de 30 em 30 graus.






A Plataforma deve ser orientada para que gire de acordo com a marcação.



Seguindo o método do desbastamento, deve-se molhar a superfície da ferramenta com água:



Em seguida, espalhar sobre a ferramenta um pouco do abrasivo mais áspero #80



A aplicação dos abrasivos deve obedecer o critério:- a meio copo de água, uma colher de chá de abrasivo #80, e usando uma colherinha pequena, agite e coloque um pouco de abrasivo com água sobre o bloco





O próximo passo é colocar o espelho sobre a ferramenta



Seguindo o método do desbastamento para que se consiga a lente adequada para o telescópio, deve-se girar, lateralmente, o espelho ao redor do seu eixo. Para tanto, a plataforma composta por presilhas gira de 30 em 30 graus, orientadas pela marcação feita na bancada de trabalho:




O operador deve ter atenção quanto à oscilação do espelho sobre a ferramenta, uma vez que a mesma está presa a presilhas. Uma oscilação do espelho pode acarretar arranhões na lente e assim, estragar todo o trabalho.




O movimento do espelho para o desbatamento ocorre para trás e para frente:




O procedimento será repetido até que o abrasivo acabe ou fique muito sujo. Então, coloca-se mais um pouco de abrasivo e repete-se o movimento da técnica:




O operador deve se atentar ao som emitido e a mudança da resistência oposta ao movimento do espelho sobre a ferramenta que significa que o abrasivo cessou o corte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário